Pular para o conteúdo principal

QUEM É ELA QUE...


Quem é ela que me faz observar constantemente o meu único meio de comunicação imediato que me acorrenta numa caverna, deixando–me ver somente as sombras que escondem a verdade e a alegria. As sombras me fazem acreditar numa realidade falsa e limitam meu mundo limitado, fazendo com que eu perca a percepção dos sentidos, a noção do tempo e espaço causada pelo meu único meio de comunicação. Este anula minha possibilidade de conhecer através dos sentimentos, causando–me erroneamente a falsa sensação de ser mais humano. Essa é a realidade virtual que me junta a ela matematicamente.

Pergunto–me o que pode estar acontecendo. Estará ela ocupada fora ou dentro de sua morada. Familiares à sua espreita ensejando sua comunicação. Íntimos a comunicarem–se com ela. Sua consciência espera seu espírito se espreguiçar num momento tranquilo, de paz, amor ou cansaço para retomar a batalha. A consciência é forte, sua tutora não deseja mais esse laço, capricho seu ou dela. Mente para quem mais gosta, a quem concebeu seu corpo unido pelo seu espírito e mente. Por isso o corpo deve explicações; a mente diz que é o certo, e o espírito sabe o que realmente é correto.

Mas quem é ela que tudo toca e às vistas de outros vira ouro. Será que recebeu o dom dado ao rei Midas? Não! As coisas não se tornam ouro porque ela as tocou. Somente para as pessoas que a observam.

Mas quem é ela que induz os outros quererem o obtido e conquista. A ela essas coisas não passam apenas de mero acaso do seu esforço. Que poder tem de atrair o desejo das pessoas para suas coisas.

Quem é ela que nenhum irmão quis adotá–la. Nenhum irmão puxou–lhe o cabelo, arrancou a cabeça de sua boneca. Não brigou na rua para defender um fratello. Ao reencarnar voltou como morgada. Os pais de seu pai não tomaram conta dela à noite, quando seus genitores saíram. Os pais de sua mãe não a paparicaram, quando os chamou de avós. Não comeu do bolo da sua vovó no Domingo de Páscoa. Seu vovô não a chamou para almoçar no momento que estava brincando na rua. No Natal, sua família – avós, tios, primos e pais – não se abraçou nem ceou junta.

Quem é ela que é tão simples, ato humilde. Desprovida de tantos sentimentos afetivos. Não teve o conforto do seio familiar. É feliz, mas não é completa. Tantas pessoas têm o que almeja e inveja, mas o valor que ela conhece não é dado. Irmãos que brigam por tudo, e ela, ali, querendo um para compreender e amar. “- Como Deus foi injusto comigo”, ela diz. Tem apenas o que pode conquistar, que acaba com pouco valor julgado por ela mesmo, e eu sou algo conquistado. Mas as pessoas invejam o que ela pode conquistar. É o que elas almejam ter. São íntimas, são próximas. Nem todo sorriso e abraço são sinceros. Inconscientemente, as pessoas podem desejar o fracasso; não o mal de outras.

Quem é ela que deseja acariciar mais as pessoas postas por Deus em seu caminho do que ser acariciada por elas. Que almeja amar para ser amada do que ter poder para ser bajulada. Que ama e dá valor ao que não tem por ser consciente disto. Suas vitórias são invejadas por muitos. Um pouco de sofrimento seu ajuda a aliviar a inveja de outros. Mas que essas pessoas nada consigam contra ela. Que se tornem o eco de suas palavras.

Mesmo sabendo disso tudo, quem é ela que se demonstra outra a cada dia que a vejo. Essa mulher nada faz sem que a graça a acompanhe.


(Primeiros Momentos, 2001)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CACIQUE DE RAMOS, O DOCE REFÚGIO DA SAGRADA TAMARINEIRA

      No último domingo de julho, eu recebi um convite irrecusável. Até que enfim: eu pisaria o chão do Cacique de Ramos! Reduto de inúmeros famosos do mundo do samba, entre Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Almir Guineto, Jorge Aragão, Marquinhos Satã, Beto Sem Braço, Arlindo Cruz, Neoci, Sombrinha, Cleber Augusto, Jovelina Pérola Negra e Luiz Carlos da Vila. Ufa! São tantos e tantas mais. O ano era 2008, o último bissexto da década de 2000. Por mais estranho que parecesse, eu ainda não havia transitado pelo espaço da sagrada árvore tamarineira. Eu conhecia os pagodes da rua Bariri, mas não os da rua Uranos. Como poderia eu ainda não ter conhecido esse tradicional território do samba no Rio de Janeiro? Quando criança, passei muitas vezes de ônibus pela Uranos, em Olaria, e olhava para a entrada, mas isso não conta. A primeira passagem, penso, deve ter sido quando meus pais nos levaram, eu e meus irmãos, ao parque de diversões Shanghai, que fica aos pés da Igreja de Nos

A INVASÃO DOS ESKRULLMÍNIONS E A RESISTÊNCIA DOS ANTI-HERÓIS BRASILEIROS

No início do século XXI, após o encerramento das batalhas da Guerra Civil, os heróis da Marvel se mantiveram divididos em dois blocos: os que apoiavam a causa do Homem de Ferro e os que acreditavam nos ideais do Capitão América. Com o desfecho desses episódios, aparentemente o entendimento passou a reinar entre os dois grupos. Até o momento em que eles descobriram que há anos ocorria uma invasão secreta de alienígenas no Planeta Terra. Era a invasão dos eskrullmínions. E o foco da ocupação era um país da América do Sul, o Brasil. Eles se proliferavam de tal maneira que não dava mais para saber quem era quem, pois a raça desses usurpadores alienígenas tinha a capacidade de metamorfosear sua aparência em pessoas normais, as quais achávamos que conhecíamos. Ainda que tivessem similaridades no perfil das redes sociais - óculos escuro e cara de mau -, não conhecíamos mesmo! Eles estavam apenas escondidos nos armários! Mas como o dedo coçava, lançavam alguns comentários suspeitos nas rede

É NA ENCRUZA QUE NOS ENCONTRAMOS

Em 2018, eu preparava a mala para participar do 3º Festival Afro-Montuvio, em Calceta, pequena cidade que fica na província de Manabí, na costa do Equador. Em duas noites, conheceria a cultura dos montuvios, camponeses que habitam a zona costeira, imbricada por inúmeros rios. Na realização desse festival afro-equatoriano, havia um grupo de montuvios e afro-esmeraldeños reunindo artistas e intérpretes, para celebrarem as ascendências africanas e indígenas como resistência da tradição oral. De dia: conversas e compartilhamentos sobre as identidades e os seus entrelaçamentos. De noite: músicas, teatro, dança, improvisações e declamações de poesia. Fui convidado por minha amiga, promotora cultural e poeta Alexandra Cusme. Nós nos conhecemos em outro evento, em Piriápolis, no Uruguay, em 2015. E ela tinha me prometido um dia me convidar, e o convite surgiu em 2017. Este foi o ano em que ocorreu um terremoto que destruiu muitas casas, matando muita gente. Ruínas que pude ver no ano seguin